ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

domingo, 13 de junho de 2010

aspectos fisicos naturais :




hidrografia : - Rio Mississipi – Missouri – Ohio: nasce no lago Itasca e deságua no Golfo do México, em grande delta. Atravessa as Planícies Centrais, sendo bastante navegável. Foz – Porto de Nova Orleans. Grande importância na atividade agrícola da região, processos irrigatórios.
- Rio Colorado: deságua no Pacífico, admirável potencial hidrelétrico.
- Grandes Lagos: localizados entre os EUA e o Canadá. São cinco: Superior (o maior do mundo em água doce), Michigan (totalmente dos EUA), Huron, Eriê e Ontário. De origem glacial. São bastante navegáveis (transporte lacustre). Região bastante povoada e industrializada, logo de grande desenvolvimento econômico.

vegetação : Grande devastação no passado. Hoje existem esforços para o reflorestamento.
- Pradarias: gramíneas, predominante nas Planícies Centrais.
- Coníferas: vegetação de pinheiros de alto valor econômico. Sequóias – espécies de coníferas, consideradas as maiores do mundo, presente na Califórnia.


relevo : - Oeste: dobramentos recentes, acidentado com atividades vulcânica e sísmica. Destaque: Cadeia das Montanhas Rochosas.
- Leste: formações antigas e erudidas. Destaque: Montes Apalaches com ricas reservas de carvão mineral.
- Centro: Planícies Centrais. Bacia do rio Mississipi – intensa atividade agrícola.

clima
: Devido a enorme extenssão territórial, o clima nos estados unidos varia de acordo com o local. A Flórida possui um clima subtropical, enquanto o Alasca possui um clima polar. Vastas porções do país têm um clima continental, com verões extremamente quentes e invernos frios. Algumas partes dos Estados Unidos, em particular partes da Califórnia, têm um clima mediterrânico. A maior parte dos Estados Unidos possui um clima sub-tropical, marcado por quatro estações, com mudanças regulares de temperatura e precipitação.
A temperatura mais alta já registrada no país foi no Vale da Morte, Califórnia. A temperatura alcançada foi de 57°C, em 10 de julho de 1913. A temperatura mais baixa já registrada foi em Barrow, Alasca. A temperatura alcançada foi de -62°C, em 23 de janeiro de 1971.


fauna : é conjunto de animais que habita uma determinada região.
Muitos animais e aves são abundantes durante o ano nos Estados Unidos por exemplo: loons, patos, gansos selvagens, andorinhas, gaivotas, maçaricos, garças, wrens, sabiás, corujas, beija-flores, pardais, pica-paus, andorinhas, chickadees, vireos, toutinegras.


flora : é o conjunto de plantas que é encontrado em um determinado ambiente. As florestas do leste contêm uma mistura de resinosas e folhosas, que inclui pinheiro, carvalho, maple, abeto, faia, bétula, cicuta, nogueira e goma.Os campos central reside no interior do continente, onde a umidade não é suficiente para suportar o crescimento de grandes florestas. O gramado alto ou da pradaria fica a leste do meridiano.

A região intermontane da cordilheira ocidental é em grande parte coberto de arbustos do deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário